A disgrafia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a escrita, ato que exige que o indivíduo tenha um complexo conjunto de habilidades motoras e de processamento de informações. Crianças com disgrafia tem dificuldades para escrever, e podem ter problemas de ortografia, má caligrafia, dificuldade em colocar os pensamentos no papel, além de incapacidade de organizar letras, números e palavras em uma linha ou página.
Em geral, a disgrafia resulta em boa parte de dificuldades visuo-espaciais (problemas ao processar o que foi visto) e dificuldade de processamento de linguagem ( problemas para processar e dar sentido ao que é ouvido).
Sinais de disgrafia:
Ter má caligrafia não basta para o diagnóstico. Como a disgrafia é um distúrbio de processamento, as dificuldades podem mudar ao longo da vida.
Crianças pré-escolares - alfabetização:
Pega do lápis apertada e posição do corpo desajeitada
Evita tarefas de escrita ou desenho
Problemas para a formação das formas de letras
Espaçamento inconsistente entre letras ou palavras
Compreensão pobre de letras maiúsculas e minúsculas
Incapacidade para escrever ou desenhar em uma linha ou dentro de margens
Cansa rapidamente enquanto escreve
Crianças em fase escolar
Caligrafia ilegível
Mistura de escrita cursiva e de caixa alta
Fala palavras em voz alta enquanto escreve
Tão concentrada em escrever que a compreensão do que está escrito é perdida
Problemas para pensar em palavras para escrever
Omite ou não termina as palavras em frases
Adolescentes e adultos
Dificuldade para organizar os pensamentos no papel
Dificuldade em manter o controle de pensamentos já escritos
Dificuldade com estrutura de sintaxe e gramática
Grande diferença entre idéias escritas e compreensão demonstradas através da fala
Como ajudar?
Há muitas maneiras de ajudar uma pessoa com disgrafia a alcançar o sucesso. Geralmente as estratégias se dividem em três categorias principais:1- Acomodação: oferecer alternativas para expressão escrita
2- Modificações: mudança de expectativas ou tarefas para minimizar ou evitar a área de fraqueza
3- Remediação: fornecimento de instrução para melhorar a escrita e habilidades de escritaCada tipo de estratégia deve ser considerado quando do planejamento de instrução e apoio. Uma pessoa com disgrafia se beneficiará da ajuda de especialistas e aqueles que estão mais próximos da pessoa. Encontrar o tipo mais benéfico de suporte envolve a tentativa de diferentes estratégias e troca aberta de idéias sobre o que funciona melhor entre os profissionais e familiares. Embora os professores sejam obrigados por lei a fazer "acomodações razoáveis" para as pessoas com dificuldades de aprendizagem, eles podem não estar cientes de como ajudar. Falar com eles sobre disgrafia e explicar os desafios enfrentados pelos portadores desta dificuldade de aprendizagem também é fundamental para um melhor convivio no ambiente escolar.
Acima, posição correta ( esquerda) e posições incorretas ( meio e direita) para se segurar no lápis |
Acima, outras posições incorretas |
Abaixo, alguns exemplos de como ensinar pessoas com disgrafia s superar suas dificuldades com a expressão escrita.
Alfabetização
Seja paciente e positivo, incentive a prática e louve o esforço. Tornar-se um bom escritor leva tempo e prática.
Utilize papel com linhas em relevo como um guia sensorial para a criança ficar dentro das linhas.
Experimente diferentes canetas e lápis para encontrar um que é mais confortável.
Pratique escrever letras e números no ar com grandes movimentos do braço para melhorar a memória motora destas formas. Pratique também letras e números menores, movendo apenas a mão ou os dedos.
Incentive boa aderência, postura e posicionamento do papel para escrever. É importante reforçar essa postura desde cedo, pois é difícil desaprender maus hábitos mais tarde.
Utilizar técnicas multi-sensoriais para aprender as letras, formas e números. Por exemplo, falando através de seqüências motoras, tais como o "b" é "pauzinho com um círculo longe do meu corpo."
Linhas de relevo em papel quadriculado |
Escolares
Alguns jogos podem melhorar psicomotricidade e disgrafia |
Permitir o uso de letra em caixa alta ou cursiva, o que for mais confortável.
Usar papel milimetrado para o cálculo de matemática para manter linhas e colunas organizadas.
Permitir tempo extra para tarefas de escrita.
Começar a escrever atribuições criativamente com o desenho, ou falar idéias em um gravador.
Ensinar explicitamente diferentes tipos de escrita-expositiva e ensaios pessoais, contos, poemas, etc Pedir aos alunos para revisar o trabalho depois de um tempo, é mais fácil ver os erros depois de uma pausa.
Ajudar os alunos a criar uma lista de verificação para a edição de trabalho ortografia, asseio, gramática, sintaxe, a progressão clara das idéias, etc
Reduzir a quantidade de cópias, em vez disso, se concentrar em escrever as respostas e idéias originais.
Dar as tarefas em pequenos passos, aos poucos, ao invés de uma só vez.
Encontrar meios alternativos de avaliação de conhecimentos, tais como relatórios orais ou projetos visuais.
Estratégias sensoriais: vale tudo! |
Adolescentes e Adultos
Muitas dessas dicas a seguir podem ser usadas por todas as faixas etárias. Nunca é cedo ou tarde para reforçar as habilidades necessárias para ser um bom escritor.
Fornecer gravadores para complementar as notas escritas.
Criar um plano passo-a-passo que divide as tarefas escritas em pequenas tarefas .
Ao organizar projetos de escrita, criar uma lista de palavras-chave que serão úteis.
Fornecer feedback claro e construtivo sobre a qualidade do trabalho, explicando os pontos fortes e fracos do projeto, comentando sobre a estrutura e conteúdo.
Usar tecnologia assistiva, como software ativado por voz, se os aspectos mecânicos da escrita continuarem a ser um grande obstáculo.
Mãos a obra! |