quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Convulsões febris

O que é a crise epiléptica febril?

As crises epilépticas febris ( CF) são muito comuns em crianças com menos de 5 anos de idade, acometendo cerca de 4 a 5% desta população. Existe uma clara predisposição genética: cerca de 30% das crianças com CF possuem uma história familiar positiva para o distúrbio.

As crises febris são mais comuns nas primeiras 48 horas de febre e com temperaturas mais altas. Porém, mesmo febres baixas podem ocasionar as crises. A febre pode ocorrer por qualquer motivo e, geralmente, decorre de infecções - sobretudo virais. Por definição, convulsões que ocorrem após vacinação também são consideradas febris.


Como identificar a crise?

As crises febris podem apresentar diversas manifestações. A criança pode ficar molinha, endurecer o corpo todo ou parte dele, perder ou não a consciência, apresentar fixação ou desvio do olhar, palidez ou roxeamento perilabial e movimentos rítmicos de uma parte do corpo. A criança também pode urinar ou defecar durante as crises. Estas alterações, ocorrem rapidamente, e o quadro, mesmo sem medicação, dura poucos segundos ou minutos. Ao final da crise, a criança costuma ficar sonolenta, confusa, irritada ou com perda de força de todo o corpo ou de uma parte dele, quadro que dura por volta de 30 minutos e regride sozinho.


O que fazer durante a crise?


1- Proteja a cabeça da criança: Durante a crise, a criança pode cair ou se debater muito e acabar apresentando lesões cerebrais importantes.

2- Chame ajuda especializada

3- Proteja as vias respiratórias: Acomode seu filho deitado de lado, para drenar a saliva. Se ele vomitar, limpe sua boca. Não empurre nada na boca de seu filho nem enfie o dedo sob hipótese alguma.


Outras causas de crises epilépticas em vigência de febre:

1- Epilepsia

2- Meningite

3- Desidratação

4- Distúrbios metabólicos

5- Intoxicações

Para se fazer o diagnóstico de crise febril, é fundamental que a criança tenha entre um mês e 6 anos de idade, e essas causas acima sejam descartadas.


Prognóstico

Crianças com crises febris tem desenvolvimento, comportamento, aprendizagem, crescimento e evolução normais em relação as outras crianças. As crise podem recorrer, de acordo com cada paciente e a necessidade de tratamento medicamentoso profilático e sua escolha devem ser feitas junto ao seu neuropediatra.


Leia mais aqui: SIQUEIRA, Luis Felipe Mendonça de . Atualização no diagnóstico e tratamento das crises epilépticas febris. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2010, vol.56, n.4, pp. 489-492.