sábado, 13 de abril de 2013

Orientações aos pais de crianças com TDAH: como ajudar em casa


  O TDAH é um distúrbio neuropsiquiátrico que envolve tratamento medicamentoso, associado a intervenções fonoaudiológicas, psicopedagógicas, de terapia ocupacional e psicológicas, dentre outras. Contudo, paralelamente aos atendimentos clínicos, os pais devem estabelecer cuidados em casa sob pena de atrapalhar todo o tratamento da criança.

 Todos juntos!

Abaixo, algumas posturas e cuidados dos pais que podem auxiliar o desempenho acadêmico da criança com TDAH e melhorar seu comportamento no ambiente familiar:

1- Criar um ambiente de apoio, amor e amizade, que se manifestem através de palavras e atitudes.
2- Conversar sempre, diariamente, sobre as dificuldades e problemas da criança, tentando sempre auxiliá-la a superar todas as dificuldades de seu dia-a-dia.
3- Permitir e ajudar a criança a expressar seus sentimentos.
4- Se expressar de forma clara e não ofensiva. Seja sempre firme, mas nunca oprima ou ofenda a criança. Respeito ao próximo se aprende em casa: uma criança desrespeitada, ofendida ou agredida, repete estas atitudes na escola. Resolver com castigos e restrições é esperado; mas nunca com palmadas ou ofensas verbais.
5- Explicite sempre o que é aceitável e inaceitável no convívio familiar, escolar e social. Deve sempre haver recompensa por um bom comportamento; as punições por mau comportamento devem ser ocasionais.
6- As regras de comportamento familiar devem ser bem explicadas; pregar lembretes e cartazes sempre é útil.
 7- Estabelecer pequenas responsabilidades e compromissos para a criança cumprir dentro de casa.
8- Os brinquedos e jogos dados devem sempre estimular as atividades motoras, manuais ou intelectuais da criança. Jogos de memória, xadrez ou correlatos são bem vindos.

9- Estimule sempre o desenvolvimento de linguagem da criança! Na pré escola, corrija sempre quando a criança falar errado ( apenas uma vez, calma e pausadamente); brincadeiras com músicas e rimas são ótimas pedidas. Na fase escolar estimule a leitura sempre. Na fase escolar, estimule a leitura sempre. Não, não está errado: na fase escolar, estimule a leitura sempre! Não deixe de comprar revistas e livros porque " a criança não lê mesmo".Uma dica: monte um calendário para avaliar a criança diariamente. Dê a ela TODOS OS DIAS, de segunda a segunda, um pequeno texto, tirinha, história em quadrinhos ou fragmento de texto e peça que ela leia, interprete e te conte a história. Nada que demore mais do que 10 minutos para ela ler. Comece com coisas simples como tirinhas de quadrinhos e aumente a complexidade do texto com o passar do tempo. A cada atividade realizada e bem completada, marque uma estrelinha no dia correspondente no calendário. Do contrário, marque um x, ou coloque uma carinha feia. Ao final do mês, caso a criança tenha menos do que três marcações de x nos 30 dias avaliados, permita que ela escolha um presente de até 20, 30 reais, de sua escolha. É seu prêmio da vitória: comemore com ele mensalmente.


Leia com seu filho. Sempre!


 10- Monte quadros de horários para a criança( exemplo na postagem de 2 de janeiro de 2012 neste blog)
11- Marque horários para as atividades com períodos pequenos inicialmente, e vá aumentando com o passar dos dias
12- Crianças que tem professora particular devem fazer seu Para Casa antes, para corrigí-lo com a professora.
13- Motive a criança a participar de atividades esportivas; o esporte ajuda na consciência corporal, na coordenação motora, diverte e ensina ( com suas regras bem definidas) a criança a ter noções de responsabilidade e vida em sociedade.
14- Converse frequentemente com os professores e profissionais que auxiliam a criança
15- Persista! Os resultados positivos são lentos e gradativos. Comemore as pequenas mudanças no comportamento com a criança
16  Evite discutir sobre comportamentos inadequados na presença de parentes pouco próximos, visitas, colegas e amigos
17-Dê exemplo! Os modelos da criança são seus pais: se a mãe não gosta de ler e o pai só quer saber da TV, não adianta cobrar estudo e leitura da criança... Lembrem-se disto.
18- Os pais são, ambos, os grandes treinadores dos filhos. É fundamental que se tenha concordância entre o casal sobre todas as regras, prioridades e normas disciplinares. A responsabilidade deve ser dividida.
19- Quem tem autoridade não precisa de ser autoritário. É importante ensinar e mostrar como fazer antes de cobrar

 
20- Elogie todas as conquistas e progressos da criança! Seja compreensivo, preocupado e gentil, quando ele estiver aborrecido
21- Diminua ao máximo o tempo de TV. Substitua por trabalhos ou brinquedos em família, passeios e prática esportiva.
22-Monte uma rotina geral para seu filho! Horário para dormir, acordar e se alimentar é o mínimo que se deve cobrar de uma criança. Combine, sempre que possível, um horário fixo diário para os estudos.
23- Explique sempre para as crianças as vantagens do estudo. É importante que seu filho entenda e compreenda a importância do estudo em sua vida
24- Cobre e premie sempre o empenho. Empenho em se comportar melhor, em estudar, em seguir as regras. Nunca premie notas ou resultados. Os resultados tem variáveis que fogem do controle dos individuos e são, quando analisados isoladamente, sempre enganosos.

25- As regras para as premiações e os prêmios devem ser pré-estabelecidas de forma clara. Mas não se esqueça: valorize o processo, o empenho, o esforço, a rotina, nunca o resultado.
26- Evite supervalorizar as notas da criança. Elas podem ser um parâmetro, mas não significam sucesso nem tampouco fracasso. Uma nota boa significa muito pouco. Uma nota ruim sinaliza apenas a necessidade de se montar novas estratégias para que estas possam mostrar os progressos.
27- Reforce sempre a autoconfiança e a autoestima da criança

28- Rotina! ( de novo!) Rotina! Repetição! Rotina! Estudar deve ser uma rotina diária. Não há mais espaço para o “estudo antes das provas” como ocorria anos atrás: a cobrança sobre o comportamento e desempenho escolar das crianças hoje é muitíssimo maior que há 10, 15 anos atrás. Caso a criança não consiga ficar muito tempo estudando, faça dois horários diários, e nesse intervalo introduza alguma atividade prazerosa ou um horário para o descanso. Aumente o tempo para a tarefa escolar gradativamente.
29 - O local de estudo deve ser agradável: arejado, limpo, organizado e com poucos estímulos externos.
30 - Ame o seu filho acima de tudo, e dedique sempre, diariamente, um tempo para demonstrar isso a ele. Ajude-o!

É assim que se faz!