quinta-feira, 10 de março de 2011

Como os videogames afetam o cerebro das crianças?

Neurocientistas investigam como as novas tecnologias acabam moldando o funcionamento do cérebro – uma série de testes empregando sensores vem sendo realizada com jovens acessando a internet ou lendo um livro.

Daí se tira a suspeita de que as novas tecnologias sejam ótimas para agilizar a cabeça, mas ruins para estimular a profundidade do pensamento. Entendem-se, assim, o crescimento vertiginoso do Twitter e a expansão do comércio, na internet, de trabalhos escolares (até de dissertações de mestrado e de teses de doutorado).

Como as novas mídias influenciam o cérebro das crianças, seu comportamento e sua capacidade de aprendizagem? Por que as crianças parecem cada dia mais "inteligentes"? Qual a incluencia exercida pelas novas tecnologias no cérebro da espécie humana?

Para entender um pouco melhor esseas perguntas, basta citar uma experiência da Universidade de Maryland, com 200 estudantes americanos, convidados a ficar desligados por 24 horas. Não poderiam usar celular nem computador, nada de Facebook ou SMS.

Depois desse exílio tecnológico, uma parte das cobaias demonstrou sinais semelhantes aos de abstinência dos viciados em álcool e drogas. Apesar do tempo de sobra nessas 24 horas, a maioria daqueles estudantes não quis ler um livro, assistir a um noticiário da TV ou folhear um jornal.

Quer saber mais?

Então assista a reportagem sobre videogames e sua influência no comportamento das crianças da globonews, abaixo.