sábado, 11 de junho de 2011

Desatenção vai além do boletim escolar!

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/notici/133870+desatencao+na+escola+pode+ir+alem+do+boletim;+entenda+o+tdah

Que toda criança é um pouco arteira, toda mãe sabe. Mas em alguns casos, sintomas do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) passam despercebidos por serem tão semelhantes aos que é considerado "comportamento de criança".

Quando não diagnosticado, o transtorno pode ter grande impacto na vida de uma criança, criando dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, e o mais comum, que é o baixo rendimento escolar. O TDAH atinge entre 3% a 5% das crianças em idade escolar. Em geral, o transtorno é mais facilmente identificado no ambiente da escola por ser um local onde a criança começa a aprender a lidar com regras e com o convívio de outros indivíduos da mesma idade.

As crianças com TDAH tendem a apresentar mais dificuldades de aprendizado do que as que não possuem o transtorno. É preciso esclarecer que uma criança que apresenta os sintomas do TDAH não significa que ela tenha prejuízo de inteligência. O que pode explicar a grande dificuldade no desenvolvimento desse grupo está no fato de que o sistema educativo priorizado nas escolas não apresenta intervenções que facilitam e auxiliam estas crianças em relação as suas dificuldades, principalmente as atencionais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 4 milhões de brasileiros, com idade entre 1 e 64 anos, apresentam quadro da doença. Mas quando consideramos apenas o grupo de crianças de até 14 anos, o número cresce rapidamente, chegando a 9 milhões de pequenos que sofrem com o TDAH.

De acordo com a psicopedagoga e professora do Sistema Maxi de Ensino, Kellen Escaraboto Fernandes, a informação sobre o transtorno pode ajudar pais a identificar os sintomas nos filhos. "A principal dica para quem tem filhos nessa condição é se informar sobre o assunto, pois ajuda muito a minimizar o sofrimento da criança. Quando os pais sentem que não estão conseguindo ajudar seus filhos, devem procurar um profissional da área, competente, para que possa auxiliá-los", explicou.

É importante saber que o transtorno é motivado por uma questão neurológica que leva a criança a apresentar desordens comportamentais. O TDAH possui causas genéticas, podendo aparecer na infância e frequentemente acompanhar o indivíduo por toda a sua vida.

Sintomas
Para seja diagnosticada com TDAH, uma criança precisa apresentar três sintomas:

Falta de atenção - facilmente observada em sala de aula, pela concentração da criança enquanto ela participa de atividades que exigem a atenção seletiva (tarefas de focalização), atenção dividida (tarefas de capacidade) e a atenção mantida (tarefas de vigilância). Outro ponto ressaltado é que a criança apresenta facilidade de distração, mas é incorreto acreditar que a criança com TDAH apresenta falta de atenção e concentração. Na verdade ela concentra-se em focos de interesse e acaba dispersando porque pode ter ao mesmo tempo vários focos de interesse. O problema é que na verdade ela concentra-se em várias coisas ao mesmo tempo e sua dificuldade é na verdade em estabelecer um "foco" de concentração.

Impulsividade - pode ser definida como um déficit na inibição de comportamentos em resposta as demandas situacionais, ou seja, a criança que apresenta estes comportamentos geralmente são intolerantes quanto a espera em situações acadêmicas ou de jogos, apresentam tendência a responder mais rapidamente cometendo um maior número de erros em tarefas que impliquem incerteza de resposta. De forma geral, é aquele aluno que faz e depois pensa, apresentando constantes exposições emocionais de arrependimento ("eu não sei porque fiz isso", "fiz sem pensar", "eu não queria e quando percebi já tinha feito")

Hiperatividade - que podem ser percebidas pela apresentação de acentuado Foto: Getty Imagescomportamento motor. A hiperatividade pode ser definida como a presença de níveis excessivos de atividade motora ou verbal para a idade da criança. Em geral ela não controla os seus movimentos por muito tempo, mantendo em movimento alguma parte do seu corpo. Apresenta também muita dificuldade de permanecer sentada, sendo que algumas fazem movimentos com a boca, emitem ruídos estranhos ou falam sem parar.

Tais sintomas podem surgir simultaneamente, ou em casos em que apenas dois sintomas são apresentados pelo paciente. São eles destacados como Combinado, que é quando os três sintomas aparecem em uma intensidade e freqüência muito grande; ou Predominantemente desatento que é quando a desatenção prevalece. Ou ainda Predominantemente Hiperativo/Impulsivo, que é quando a hiperatividade e impulsividade são os principais sintomas.

Kellem ainda adverte que os sintomas devem ser observados com freqüência na primeira infância, devendo ainda ser considerados em pelo menos dois ambientes, por exemplo, na escola e em casa.

Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multiprofissional, em concordância com a família e, principalmente, com a escola, sendo necessária, pelo menos, a identificação de seis sintomas de desatenção, seis de impulsividade e de hiperatividade. O transtorno é fundamentado no quadro clínico comportamental, já que não existe um marcador biológico definido para todos os casos de TDAH.

"É válido destacar o cuidado que deve ser tomado em relação a avaliação da criança que apresenta estes comportamentos, uma vez que o transtorno tem sido amplamente confundido com distúrbios comportamentais, ou seja, muitas crianças que vivem em ambientes hostis, que não tem relações familiares bem estabelecidas como falta de afeto, cuidados, valores e limites, podem apresentar comportamentos semelhantes", explica a psicóloga e professora do Sistema Maxi de Ensino.

Foto: DivulgaçãoTratamento
Entre as opções de tratamento existe um conceito de intervenções conjuntas, quando mais de uma terapia constrói o ciclo de tratamento. Atualmente, é comprovada a eficácia em terapias comportamentais, tratamentos medicamentosos, terapias multidisciplinares, além de orientações para pais e escola. Para a psicóloga, os pais precisam comprometer-se para que as melhoras sejam eficazes.

Outra dica também está na prática de esportes. A atividade esportiva pode auxiliar no controle da impulsividade e da hiperatividade, mas é preciso entender que essa não é a solução principal.

Adultos
Como é um transtorno neurológico pode estar associado tanto a adultos quanto a crianças. Os problemas de conduta podem aparecer quando os pontos relacionados aos problemas de comportamento não são manejadas adequadamente durante a infância. Tal fato pode afetar diretamente na produtividade e motivação, ou na redução da habilidade em expressar ideias e emoções, prejuízo na memória de execução, problemas no discurso, problemas no raciocínio verbal, problemas acadêmicos, prejuízo da auto-estima, entre outros.

Existem alguns problemas mais graves que podem estar associados a este transtorno que são chamados "comorbidades". Podem aparecer "Transtornos de Conduta" que implicam em desafio com figuras de autoridade (em especial com pais, professores e colegas), humor facilmente irritável, exacerbação dos aspectos no desenvolvimento e educação familiar, podendo ou não chegar a níveis graves de violação.