Retirado do Jornal de Londrina , reportagem de Fabio Luporini.
O contato do ser humano com a música desde a infância traz benefícios ao
desenvolvimento pessoal da criança, que pode se tornar um adulto
inteligente e sociável. O processo de educação musical passou a
ser obrigatório no ensino regular das escolas brasileiras em agosto do
ano passado, mas especialistas, que defendem a musicalização infantil há
mais tempo, sugerem esse tipo de atividade até mesmo antes de a criança
entrar em uma escola regular.
Docente do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e especialista em educação infantil, a professora Helena Loureiro
defende um processo de desenvolvimento musical sistemático durante a
infância. “A criança terá a oportunidade de ter um ambiente
diversificado de sons e música, que será desenvolvido ao longo da vida.
Quando mais se escuta, toca, canta e vivencia, mas desenvolve esse
aspecto”, afirmou.
A complexidade de ritmos e sons da música faz com que o cérebro
seja estimulado a desenvolver elementos como a lógica e inteligência.
“Várias pesquisas comprovam que a música trabalha diversas partes do
cérebro, entre elas o raciocínio, a lógica. O que ocorre é que o músico
precisa fazer associações de ritmos”, explicou a professora de música Tatiane Mota, que atende cerca de 200 crianças de quatro meses a dez anos.
De acordo com ela, além de trabalhar a sensibilidade, o aluno de
música pode se destacar em outras disciplinas como a matemática. “O
tempo dos ritmos têm a ver com frações, que desenvolvem a matemática”,
disse Tatiane. Helena apontou que a inteligência pode vir a partir do
ambiente musical com que a criança tem contato ao longo da infância.
“Ela cria esquemas musicais porque experimenta e desenvolve uma vivência
musical.”
Entretanto, todo esse universo só será possível dependendo do
ambiente em que a criança é exposta desde que nasce. “O ambiente que a
criança vivencia pode proporcionar experiências diversificadas e novas
aprendizagens. Se ela pode escutar uma diversidade de sons e música,
isso se tornará a bagagem dela, que interferirá nas relações sensoriais
dela”, apontou Helena.
Brincadeiras com música e ritmos e que interagem com outras pessoas
são extremamente saudáveis durante a infância. “Aquelas brincadeiras de
roda, em que as crianças cantam, contribui com a sociabilização e
interação com outras pessoas, melhorando o respeito ao outro”, observou.
Tatiane ressaltou ainda que a prática da música ajuda a controlar a
ansiedade e melhora a concentração. “As crianças são bombardeadas pela
mídia e passam horas na frente do computador. Quando fazem aula de
música, elas param para prestar atenção ao som”, avaliou. A constância
em trabalhar com instrumentos e microfone diminui a timidez.
“Desenvolve-se na criança a auto-estima.”
Segundo Tatiane, as aulas ensinam o aluno a ter disciplina. “Eu
tinha um aluno de oito anos que sempre respondia com mal criações. Com o
passar do tempo ele foi melhorando e deixou de responder. A música
ajuda e faz a diferença na formação da criança.” Crianças estressadas e
nervosas passam a ficar mais calmas, assim como a imposição de limites
aos pequenos. “A criança precisa de limites e, através da música, isso
acaba ocorrendo de forma descontraída e prazerosa.”
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