terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

10 dicas para que as crianças com TDAH façam os deveres de casa


Estudar e fazer tarefas de casa com crianças desatentas e hiperativas são alguns dos maiores desafios dos pais de crianças com TDAH. Após tratamento medicamentoso e apoio psicopedagógico ( eventualmente fonoaudiológico e de terapia ocupacional também), essa tarefa se torna bem mais fácil. Ainda assim, algumas dicas podem auxiliar na organização e execução das tarefas:


1- Dividir as tarefas em tempos menores: não adianta colocar uma criança hiperativa para estudar 4,5 ou 6 horas seguidas. O ideal é que essas crianças façam as tarefas em tempos curtos de 1 ou 2 horas, separadas por intervalos de descanso ou execução de outras tarefas, brincadeiras ou atividades esportivas. Isso facilita a manutenção de concentração, e torna o dia mais produtivo.

2- Melhorar a forma de pedir as coisas e dar ordens: dê ordens curtas, simples e claras. Divida as tarefas em etapas e dê as ordens de forma progressiva, passo a passo.

3- Estimule a autonomia e independência: ensine a criança a se planejar e cobre sempre empenho e compromisso com suas próprias atividades. Os resultados são menos importantes que a execução. Cobre empenho e esforço, não cobre notas.

Quadro de horários: faça o do seu filho!!


4- Motive-o: Valorize cada tarefa executada, cada demonstração de empenho, organização e compromisso. Evite valorizar resultados, louve a execução adequada.

5- Nunca chame uma criança de INTELIGENTE. Nem de PREGUIÇOSA: Crianças hiperativas costumam ser elogiadas com  termos como " você é inteligente" ou "não seja preguiçoso para estudar". Chamar alguém de inteligente, é uma forma de menosprezar a importância do esforço pessoal para se conquistar as coisas. Gente "inteligente" faz tudo facilmente. E desiste rápido quando não consegue. Gente "preguiçosa" nem tenta fazer. Lembre-se que a identidade da criança é construída a partir de rotinas e referências das pessoas ao redor. Estimule-o a ser esforçado, organizado e produtivo.

6- Ensine a criança a fazer sempre o seu melhor. Fazer o possível é a melhor forma de não fazer nada.

7- Não vigie excessivamente o seu filho durante o Para Casa: uma vez dada a ordem, dê tempo para que a criança execute as ordens, não o fiscalize excessivamente para não inibir sua execução.

8 - O local de estudo deve ter boa iluminação; estar bem arrumado e organizado; ser bem ventilado;  ter uma temperatura agradável e não ter barulho excessivo. Não o deixe
 estudar deitado no sofá ou na cama.

Local de estudo: não precisa de luxo, mas organização, silêncio e limpeza é fundamental

9 - Ao final do Para Casa, converse com ele: pergunte "o que aprendeu hoje”, dê uma olhada no caderno, pergunte de suas dificuldades e ofereça ajuda. Dê apoio e confiança a ele.

10- Organização, organização, organização. Monte quadros de horários, planeje as rotinas diárias e os horários de estudo. Organização é o primeiro passo para ser produtivo!


6 pasos para lograr que los niños con TDAH hagan los deberes

Uno de los principales problemas a los que se enfrentan los padres con hijos con trastorno por déficit de atención con o sin hiperactividad (TDAH) es el hecho de conseguir que realicen sus deberes sin necesidad de estar persiguiéndoles para que los hagan

Leer mas: http://www.infosalus.com/asistencia/noticia-pasos-lograr-ninos-tdah-hagan-deberes-20170205080932.html

(c) 2015 Europa Press. Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de este contenido sin su previo y expreso consentimiento.