segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Atividades físicas ajudam no tratamento de TDAH


A revista Pediatrics publicou recentemente um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrando que atividade física é um ótimo remédio para quem possui Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Eles asseguram que os exercícios regulares melhoraram o desempenho cognitivo e a função cerebral.
Foi observado que as atividades físicas ajudaram os pacientes a manterem o foco, a desenvolverem a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva (habilidade em alternar tarefas). O estudo, que durou 9 meses, trouxe ainda uma discrepância entre o desenvolvimento dos alunos com TDAH que praticavam esportes e aqueles que não.
Um outro estudo, realizado pela Universidade Estadual de Michigan, também nos Estados Unidos, descobriu-se ainda que, durante um programa de exercícios de 12 semanas, houveram resultados positivos em todas as crianças em relação a matemática e leitura, especialmente entre aquelas que possuíam TDAH.
Um trabalho semelhante, realizado pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of Attention Disorders, constatou que apenas 26 minutos de atividades físicas diárias durante 8 semanas pode diminuir significativamente os sintomas do TDAH em crianças da escola primária.
Tantas evidências levaram os pesquisadores a concluírem que as atividades físicas podem ser boas aliadas no tratamento de TDAH, além de melhorarem o humor e o desempenho cognitivo, liberando dopamina e seratonina, com efeito semelhante a medicamentos estimulantes.

Retirado do site Minha Vida

Nota deste blog:
Embora as familias procurem tratamento por isso, o principal problema do TDAH não é o rendimento escolar nem a inadequação social das crinças que apresentam o transtorno. Na realidade, a presença persistente da inadequação social e das dificuldades escolares é o maior mal a ser evitado. Permitir que a criança, em um período de formação emocional e criação de identidade, seja vista e se veja como um indivíduo inadequado é algo insuperável na vida adulta.
Neste sentido, a pratica esportiva, além de atenuar os sintomas pode também contribuir para uma formação cidadã das crianças. Longe de "cansá-los", ideia recorrente em nossa população quando se trata de colocar crianças em atividades esportivas, o objetivo da prática esportiv na infância deve ser de esstimulção e formação.
Nas crianças com TDAH, sobretudo nos de apresentação predominantemente de hiperatividade, nem sempre é possível colocá-los para praticar uma atividade esportiva sem medicação. Com frequencia, estas crianças não obedecem os professores, não seguem regras e não conseguem coordenar seus movimentos, tamanha a impulsividade. Por isso mesmo, é importante ressaltar que a atividade física pode e deve ser implementada como forma de tratar os indivíduos com TDAH mas, dificilmente, substitui o uso medicação, devendo ser implementada como medida auxiliar no tratamento destes indivíduos